Como Surgiram as Vertentes da Umbanda
Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

Antes da  Umbanda ter cedo criada, ove revelações, profecias que essa nova religião  nasceria. 
                  A Umbanda a  princípio iniciou com Zélio Fernandino de Morais, que não deixou nada por  escrito, como Jesus ou Buda, mas que a forma de praticar a nova religião foi  revelando como ela seria, e outros escreveram sobre ela. 
                  A  psicografia não era muito utilizada pelos umbandistas a um tempo atrás, mas  hoje já encontramos livros psicografados. 
                  Na Umbanda  os dirigentes espirituais, preparavam aprendizes para se tonarem também  dirigentes, mas eles sentiam que faltavam fundamentos, então buscavam em outras  religiões esses fundamentos, mais comumente no Espiritismo e Candomblé, e foi  que ouve a mistura chamada de Ubandonblé e Umbanda Cristã. 
                  A Umbanda  Cristã é uma mistura da Umbanda com o Espiritismo, e a Umbandomblé, é a mistura  da Umbanda com o Candomblé. 
                  Mas  misturando a Umbanda com outras crenças, surgiram também: 
                  Umbanda  Cruzada
                  Umbanda  Iniciatica
                  Umbanda de  Caboclos
                  Umbanda  Mista
                  Umbanda  Esotérica
                  Umbanda  Branca
                  Então  podemos notar que a Umbanda é uma religião nova, mas já tem muitas vertentes.
                  As religiões  costumam ter vertentes como no Budismo, a Linha Zen, Esotérica (Vajrayana),  Theravada, Terra Pura e a de Nitiren. Ou como o Catolicismo, que tem a Igreja  romana, ortodoxa ou oriental, brasileira e etc. 
                  Porém na  falta desses fundamentos umbandistas, chegou a fundamentação da Umbanda por um  Preto Velho, o Pai Benedito de Aruanda, através do médium Rubens Sarraceni, que  criou cursos de mediunidade e sacerdócio. 
                  Os autores  da Umbanda falam muito mais de entidades, mas Sarraceni fala muito dos Orixás,  que são irradiadores da energia divina, e escreveu mais de 80 livros, além de  dar muitos cursos de Magia Divina. 
                  Foi muito  atarefada a vida do Rubens, além de fazer atendimentos na Umbanda, escrevia  livros e dava muitos cursos. 
                  Os  fundamentos da Umbanda estão nos Orixás, seres que irradiam a energia de Deus  para toda realidade. Assim tudo é feito por essa irradiação, além da alma  humana que é feita com uma partícula da alma do Nosso Divino Criador. 
                  Basicamente  o que é criando, pões em funcionamento, é a energia da essência divina que cria  vidas, e a energia divina de Deus, que é irradiada pelos Orixás. 
                  Os  fundamentos da Umbanda, assim como o de Tudo é feita pelos Orixás, e o trabalho  das entidades é trazer mais essa energia para nós, assim como a deles também.
                  As entidades  movimentam as energias dos Orixás, irradiando elas para nós, e por isso eles  usam elementos, pois as energias são muito sutis, e nos atravessam se  irradiadas sem elementos. 
                  Os elementos  materiais, que são usados em todas as religiões, como velas, incensos, ervas,  cristais, plantas, flores, alimentos, fumo, mandalas e etc. eles servem para  compactar energias muito sutis, para atingirem nosso corpo físico e astral,  para que entrem na gente e nos beneficiem, trazendo cura, limpeza,  autoconhecimento, abundancia e etc. 
                  Assim as  entidades precisam de elementos para agir, coisa que o Espiritismo nega, e  Umbanda Cristã não deixa as entidades que incorporam usarem, falando que é  materialismo isso. Sendo assim dificulta muito o trabalho das entidades, muito  mesmo. 
                  Então uma  religião pode ser cristã, mas seria muito bom que usassem elementos, pois isso  para bom para todos que frequentam o centro, tenda ou terreiro. 
                  Assim como o  uso de elementos na Umbanda não precisa de fazer sacrifícios com animais, pois  os elementos já fornecem os meios necessários para que os Orixás atuem em nós. 
                  Muita gente  acha que não, mas os fundamentos de sacrificar animais não são umbandistas, mas  sim do Candomblé, é que muita gente está tão acostumada a isso que não percebe  que para a Umbanda isso não é necessário. 
                  As entidades  fazem escolas no Plano Espiritual onde aprendem a utilizar os materiais, assim  como incorporar e se especializar em certos tipos de trabalhos, que são muitas  vezes mistérios não revelados. 
                  Mas as  entidades utilizam a energia dos Orixás e a sua também, e aprendem a usar esses  mistérios para nos beneficiar, e cada uma escola onde tem mais especialidade em  alguns tipos de ações, mas outros não. 
                  Existem  entidades especializadas a abrir caminhos, a fechar a mente de espíritos que  fazem o mal, perdendo seus poderes, de iluminar na escuridão, para subir a  consciência, trazer cura, reequilíbrio, lidar com a malandragem e etc. 
                  Cada  entidade tem a sua ação. 
                  Fiquem com  luz
                  Seres de luz
                Do seu  amiguinho, Erezinho, o Marcelinho
Venha se doutrinar na Umbanda em nosso site: Seção sobre Umbanda
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook